Relato da viagem, por David Cancela
Experiência do Viajante, testemunho e fotografias de Ricardo Cartaxo
Experiência do Viajante
Testemunho de um dos participantes do passeio, Ricardo Cartaxo, devidamente ilustrado
Aprendemos a distinguir um bom azeite de um azeite com defeito e também qual o tipo de azeite indicado para tempero e para fritura de alimentos. Depois do azeite, provámos os figos da Índia, não tendo havido convergência quanto à cor mais saborosa.
Ricardo Cartaxo
Relato da Viagem, por David Cancela
Fotografias e notas, da Experiência do viajante, de Ricardo Cartaxo
Realizámos um magnífico passeio à vila de Arraiolos. De manhã visitámos à Herdade do Vale do Pereiro, que alberga a antiga estação de comboios desativada, mas recuperada. E foi daqui que partimos em comboio turístico para uma visita guiada através do tradicional montado, pejado de sobreiros e azinheiras, muitos deles plantados pelo avô Pepe, patriarca da família, e pudemos observar o ancestral processo de extração da cortiça. Mais surpreendente foi a visita aos pomares de Figueiras da Índia, projeto agrícola biológico, com o designação de Pepe Aromas, e pela adaptação perfeita, deste cacto, originário das regiões desérticas do México, ao clima do Alentejo, estando em plena expansão nesta zona, e que está a implementar-se no mercado nacional, com produtos com certificação biológica, desde o fruto fresco, às geleias e à cosmética. Tivemos oportunidade de efetuar um prova de azeites do olival tradicional e identificar as principais diferenças organolépticas. Uma visita surpreendente e bom exemplo da conjugação do empreendedorismo com a preservação do tradicional.
Experiência do Viajante
Testemunho de um dos participantes do passeio, Ricardo Cartaxo, devidamente ilustrado
O almoço foi realizado no restaurante “Parque dos Leitões”, que satisfez os comensais e os preparou para a visita da tarde.
Para a tarde ficou a inevitável visita ao Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, ex-libris desta vila alentejana e património nacional, onde o grupo pode apreciar a técnica artesanal do ponto de arraiolos, bem como a sua evolução técnica e artística.
Num passeio pelas ruas da vila foi possível visitar muitas das lojas, onde os artesãos executam os bordados em lã, sobre tela de juta ou de algodão, como se tratasse de um regresso ao passado. O peculiar Castelo circular, a 410m de altitude, que alberga a Igreja Matriz, apenas foi contemplado à distância, ficando prometida uma visita mais dedicada num futuro próximo.



