Na Aula de Pintura ultimam-se os trabalhos para a exposição

Na Aula de Pintura ultimam-se os trabalhos para a exposição

As aulas de Pintura do Clube EDP Lisboa têm lugar na Associação Nacional dos Professores em Lisboa, com várias turmas ao longo da semana. Estivémos numa aula e falámos com o Prof José Fernando e com alguns alunos. O espaço é luminoso e acolhedor. Em redor, nas paredes e nos cavaletes, estão dispostas algumas telas. Ouve-se música clássica. José Fernando fala-nos do atual projeto, com exposição agendada para o Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, que inaugura a 7 de maio e que tem ocupado o grupo nos últimos meses.

Exposição no Centro Cultural Raiano em Idanha-a-Nova

A ideia deste projeto já tem algum tempo. O desafio foi lançado no ano passado e está em preparação desde setembro. Os alunos do curso de pintura mostram o seu trabalho, no espaço do Centro Cultural Raiano — um painel coletivo, formado por 20 telas, que retrata o Concelho de Idanha-a-Nova. Paralelamente serão expostos outros trabalhos dos alunos, de temática livre, com pinturas recentes e outras mais antigas.

No painel coletivo, cada aluno contribui com uma pintura em tela, de formato quadrado 40x40cm. O desafio: selecionar uma imagem alusiva aquela zona do concelho, atendendo às várias vertentes — artísticas, sociológicas, tradicionais, comemorativas, etc. O resultado: 20 pinturas em tela, que representam um aspecto daquela zona da Beira Baixa. São 20 pinturas, dispostas juntas num painel. É também dada a oportunidade aos alunos de mostrarem, fora deste tema, da Beira Baixa, outros trabalhos, recentes ou mais antigos, que estão a ser selecionados para serem expostos nesse espaço.

Prof. José Fernando

Atuação do Coro EDP, inauguração da exposição, jantar e passeio pelo concelho de Idanha-a-Nova

Coro EDP

Saímos de manhã, cedo, às 7h45. Seguimos para Castelo Branco, visitamos o Museu Cargaleiro, um artista interessante daquela zona, almoçamos e, finalmente, Idanha-a-Nova.

O evento conta com a atuação do Coro EDP. Haverá uma recepção, com a atuação das Adufeiras, depois actua o Coro EDP. Segue-se a atuação conjunta, do Coro, com as Adufeiras, que interpretam a característica “Senhora do Almortão”. É inaugurada a exposição dos trabalhos dos Alunos das Aulas de Pintura e o programa do dia encerra com o jantar-convívio. No dia seguinte de manhã, haverá um passeio, que parte de Idanha-a-Velha e passa por Penha Garcia e pela Aldeia Histórica de Monsanto. Almoçamos na Herdade do Clube de Tiro de Monfortinho. O evento é também um passeio e convívio entre os elementos do Coro EDP, Alunos das Aulas de Pintura e Prof José Fernando, e familiares. Serão dois dias, como fizemos em Madrid em 2019, com a visita de estudo ao Triângulo da Arte.

Prof. José Fernando

Prof. José Fernando e Teresa Condesso

Na aula de Pintura, falamos mais um pouco com o Prof José Fernando…

Estes aqui [aponta José Fernando para os quadros expostos em redor da sala] também integram o painel coletivo, esta é a Nossa Sra do Almortão, este, remete para a Páscoa — A descida da Cruz — esta. representa uma Adufeira. Estes também são de alunos do Curso de Pintura, de outras turmas e ainda não estão concluídos — são de temática livre. Este integra o painel coletivo — cada um terá um quadro, sobre um tema alusivo ao concelho — este aqui, por exemplo, [aponta para uma tela pousada num cavalete] mostra umas ruínas, vê-se um arco romano, é em Monsanto, da autoria da Lúcia Grade.

Prof. José Fernando

…. e com algumas alunas, que vão concluindo as suas peças que serão expostas em Idanha-a-Nova no painel coletivo

Maria Ondina e Lúcia Grade

A experiência é gratificante, transporta-nos para uma realidade do nosso país e nós podemos retratá-la, com o nosso olhar, o nosso ponto de vista criativo. É também uma oportunidade de aplicarmos técnicas diferentes de pintura — temos um professor excelente [risos].
Estou a pintar um quetzal, um pássaro mítico da Guatemala, isto é na Guatemala, uma viagem que fiz e de que gostei imenso, trouxe para aqui as minhas impressões daquele lugar, o que gostei de ver, as cores, dos misticismos, adorei Antigua — é a minha escolha do tema livre para a exposição.

Lúcia Grade

Nunca faria aquele quadro noutro contexto. Aderi ao projeto, foi um desafio. Pintei uma pedra da Aldeia, uma enorme pedra de granito, da Aldeia de Monsanto.

(Prof José Fernando: É um ícone local. Uma enorme pedra de granito no meio do casario — por baixo dessa pedra foi integrada uma pequena casa).

Manuela Vale

É um aspecto de Idanha-a-Nova. Uma ponte romana, o casario, a água, o céu que espero conhecer quando for a Idanha-a-Nova porque nunca lá estive — estou a trabalhar a partir de uma fotografia. Vivi muitos anos no estrangeiro e esta é uma oportunidade de olhar para o meu país. O professor tem muita paciência para as nossas solicitações [risos]

Teresa Condesso

Teresa Condesso
Prof José Fernando e Maria Ondina

É uma panorâmica de Monsanto, com as pequenas casas irregulares, as elevações, o campo. Já lá estive há uns anos e agora tenho a possibilidade de voltar

Maria Ondina