Viagem aos Açores 8—17 set. Esgotada!

Viagem aos Açores 8—17 set. Esgotada!

Açores 8—17 set. 2022

A viagem aos Açores encontra-se esgotada. Anunciámos o destino, em fevereiro, com muita procura, por parte dos nossos Sócios.

Foto: Montanha do Pico, Ilha do Pico, de Eduardo Manchon – CC BY-SA 2.0

Viagem de 10 dias, por 6 ilhas do arquipélago dos Açores: Terceira, Faial, Pico, São Jorge, São Miguel e Flores.

Terceira ~Belas paisagens, das planícies da Achada à Serra de Santa Bárbara

Um city tour marca o início da nossa viagem: Jardim Duque da Terceira, visita à Sé Catedral e Palácio dos Capitães Generais, Câmara Municipal, Museu de Angra e Baía, Cais da Cidade. Segue-se o Monte Brasil, Baia da Salga, Porto Martins, Praia da Vitória, Serra do Cume e São Sebastião. Caldeira Guilherme Moniz, Vulcão do Algar do Carvão, Piscinas Vulcânicas dos Biscoitos, Mistérios Negros, Estrada das Doze Ribeiras, Cinco Ribeiras, com prova de queijo e Porto de São Mateus. Regressamos a Angra do Heroísmo, donde voamos para a Horta, na Ilha do Faial.

Faial ~localmente conhecida por ilha azul

No Faial destacamos: Miradouro do Vale dos Flamengos, Caldeira, Vulcão dos Capelinhos, com visita ao Centro de Interpretação e Piscinas Naturais do Varadouro. Passeio pela cidade da Horta, com passagem pelo Peter Café Sport, Marina, Antigo Colégio Jesuítas e Igreja Matriz. Concluímos o nosso périplo pelo Faial, no cais da Horta e embarcamos, com destino à ilha do Pico. 

Pico e São Jorge ~ O Pico deve o seu nome a uma majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, a mais alta de Portugal, com 2 351mt de altitude. São Jorge é atravessada por uma cordilheira montanhosa que atinge a altitude máxima de 1 053mt. A grande particularidade desta ilha são as Fajãs, património natural e cultural, áreas de terreno com construções e culturas, anichadas nas falésias costeiras, entre a linha da preia-mar e a cota de 250mt de altitude.

Chegamos de barco à ilha de São Jorge. Passamos na Ribeira do Nabo, Urzelina, visitamos a Torre da Igreja destruída pelo vulcão de 1808 e seguimos para a Calheta, onde visitamos o Museu de S. Jorge. Depois, Ribeira Seca, Parque Natural, e regresso pela zona norte, com paragem no Miradouro da Fajã dos Cubres e seguimos para a Fajã do Ouvidor, Fábrica do Queijo, com prova e Parque Natural das Sete fontes. Finalizamos o programa do dia no cais das Velas,  para viagem de barco, de regresso ao Pico, onde destacamos a Vila de São Roque e a Lagoa do Capitão. Seguem-se, Vila das Lajes, Museu dos Baleeiros com entrada incluída, Casa de Rendas e Bordados Tradicionais e Queijaria Artesanal com prova de queijo. Ao final do dia, voamos com destino à Ilha de São Miguel e pernoitamos em Ponta Delgada.

São Miguel ~A maior das ilhas do arquipélago dos Açores. De natureza vulcânica, com relevo montanhoso, sobretudo no interior, dominado pelo pico da Vara. As 60 espécies endémicas de plantas, arbustos e árvores são um importante património natural da Ilha. O fundo de crateras de antigos vulcões extintos, servem de leito a belas lagoas, como a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo, e a Lagoa das Furnas. 

No primeiro dia em São Miguel, destacamos as Furnas e as Lagoas: Lagoa do Fogo, Vila da Lagoa, Ribeira Grande, Fábrica do Chá Gorreana, Pico do Ferro e Furnas. Almoçamos num restaurante local o famoso cozido das furnas. À tarde, visita ao Parque Terra Nostra, com entrada incluída, Caldeira das Furnas e Vila Franca do Campo.

No segundo dia, subimos ao topo da Caldeira, donde podemos desfrutar de uma vista magnífica da Lagoa das Sete Cidades. Visitamos uma plantação de ananases em estufa, com observação das várias fases de crescimento e prova do seu delicioso licor. Destaque também para o Pico do Carvão, Vista do Rei com vista sobre a Lagoa das Sete Cidades, Lagoa do Santiago, Freguesia das Sete Cidades e Mosteiros. No final do dia, voamos para à ilha das Flores.

Flores ~A ilha cobre-se de hortênsias de cor azul, que dividem os campos, ao longo das estradas e nas margens das ribeiras e lagoas. Integra, com outras duas ilhas do arquipélago, Graciosa e Corvo, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Iniciamos a nossa visita às Flores, pelo Miradouro dos Caimbros, Cedros e Ponta Delgada. Seguimos para o farol de Albernáz, para observarmos a Baía do Além e o Ilhéu do Monchique. De seguida, as Lagoas e Fajã Grande, Miradouro do Portal e Rocha dos Bordões. Concluímos o passeio, nas Lajes, com visita ao Porto Oceânico, Igreja Nossa Senhora do Rosário. No dia seguinte regressamos a Lisboa, via Ponta Delgada.

Programa