Nas fotos, os nossos atletas, Eduardo Silva, à esquerda de vermelho e Paulo Malva, à direita, de branco. Com o Campeão Mundial na categoria +40 anos, João Monteiro. Parabéns a ambos, pela participação e pelos resultados!
Clube EDP Lisboa no Mundial de Veteranos de Ténis de Mesa em Roma — de 8 a 14 de julho — com Eduardo Silva e Paulo Malva
Texto de Eduardo Silva
Para quem, como nós que gostamos da modalidade, é difícil descrever por palavras, as sensações, as emoções, que nos assaltaram quando finalmente chegámos ao evento, por isso optámos por fazer um resumo mais ao menos descritivo daquilo que foi a participação de dois atletas do Clube EDP Lisboa, na ITTF World Masters Table Ténis Championship, vulgo na língua de Camões, Campeonato Mundial de Veteranos de Ténis de Mesa.
Os atletas veteranos do Clube EDP Lisboa, Paulo Malva no escalão +60 anos e Eduardo Silva no escalão +65 anos, participaram a expensas próprias no referido campeonato, realizado em Roma entre 8 e 14 de julho de 2024.
A nível desportivo e organizativo, se quisermos estabelecer alguma comparação entre o que aqui em Portugal se faz, com aquilo que fomos encontrar em Roma, o que podemos dizer perentoriamente é que não existe qualquer semelhança.
Só para dar nota da dimensão do evento aqui ficam algumas notas de relevo
- Número de participantes – 6 200
- Número de mesas disponíveis + de 350
- Pavilhões (eram Tipo FIL para quem conhece) em simultâneo 5
Só por estes dados, se pode ver o impacto visual que sofremos, na nossa participação no mundial.
No início, fomos integrados nos diferentes escalões (+60 e +65) em grupos compostos por 4 atletas de várias nacionalidades. O objetivo era qualificarmo-nos nos dois primeiros lugares do grupo, para seguirmos para o quadro principal, onde a prova já seria a eliminar. Quem ficasse nas posições relativas ao 3º e 4º do grupo, ainda teria a hipótese de disputar uma prova de consolação para uma eventual melhoria classificativa, foi exatamente o que aconteceu aos 2 atletas do Clube EDP Lisboa.
Colocados em grupos com participantes das mais diversas nacionalidades como por exemplo, Rep. Checa, França, Alemanha, Suécia e Itália, os nossos dois jogadores disputaram a prova de consolação.
Aí, realizámos as nossas melhores prestações, tendo Paulo Malva passado 2 rondas e Eduardo Silva 1 ronda.
Ao disputar as provas de consolação obtivemos as seguintes classificações:
Prova Individual
- Escalão +60: Paulo Malva, 33º lugar
- Escalão +65 Eduardo Silva, 65º lugar
Prova Pares Masculinos
- Escalão +60: Eduardo Silva/ Paulo Malva, 65º lugar
Prova Pares Mistos
- Eduardo Silva/Olena, 33º lugar
Sem querermos arranjar desculpas, mas sendo isentos na avaliação do nível dos atletas estrangeiros que constituiram o Grupo J, podemos afirmar que todos eles apresentavam um nível técnico um pouco superior aos 2 portugueses.
Tendo participado neste evento por iniciativa individual e tendo plena consciência do alto nível que iríamos encontrar, não baixámos a guarda e obtivemos 3 vitórias a nível individual e uma outra na prova de pares, o que veio atenuar o eventual sentimento de frustação que poderíamos sentir.
Num universo de 700 atletas no escalão de +65 e um pouco menos no escalão +60, as classificações obtidas estarão compreendidas entre o meio da tabela, no escalão mais velho, e um pouco melhor no escalão +60 (na casa dos 256).
Em resumo
- Experiência positiva a nível da participação;
- Fair play entre as 109 nações presentes no evento;
- Um nível técnico bastante elevado (principalmente nos escalões mais jovens +40 e +45;
- A impressionante participação e prestação dos atletas mais velhos (escalões +75 e +85) que vivem o Ténis de Mesa duma forma bastante séria e apaixonada;
- E finalmente um aspecto a relevar: as camisolas do Clube EDP Lisboa, a desfilar pelos diversos pavilhões, colorindo os mesmos e interagindo com as centenas de Clubes, de todo o mundo, que estavam presentes. São várias as fotos tiradas pelos atletas estrangeiros com os nossos jogadores lusos, que se vão difundir por todo o planeta.
No fundo, é assim o desporto, a nível mundial
O Clube EDP Lisboa, congratula-se e sente-se prestigiado pela participação destes briosos atletas que dão pelo nome de Paulo Malva e Eduardo Silva.
Parabéns a ambos pelos resultados obtidos e também pela vossa participação neste mundial, dando a conhecer as cores desta grande instituição que dá pelo nome de Clube EDP.
Viva o Clube EDP!



