À descoberta do Gin Sharish, da gastronomia e cantares alentejanos em Reguengos de Monsaraz. E um belo passeio de barco pelo Alqueva
Na foto, o grupo, junto ao Alqueva
À descoberta do Gin Sharish e a estória de António Cuco
O nosso destino foi o Alentejo, concretamente Reguengos de Monsaraz, no Distrito de Évora, onde fomos à descoberta do Gin Sharish, cujo nome homenageia a herança àrabe, e ficámos a conhecer a estória de António Cuco, que criou uma bebida caseira destilada artesanalmente, para confraternização de amigos e que numa década evoluiu para a atual bebida premium de qualidade internacional.
Foi possivel acompanhar todo o processo de seleção e produção do gin, desde a fermentação, à destilação, aromatização, combinação e diluição e no final degustar um dos vários gins que são a imagem de marca desta destilaria e que foi do agrado dos nossos viajantes.
Galeria de imagens
Almoço regional e Cantares Alentejanos no Restaurante Moira em Reguengos de Monsaraz
O nosso almoço regional foi efetuado no Restaurante “Moira”, na Quinta de Santigo, em Reguengos de Monsaraz e além da gastronomia típica, tivemos oportunidade de assistir e participar numa apresentação de Cantares Alentejanos, que são sempre um momento alto nestes passeios.
Passeio de Barco no Alqueva com magníficas paisagens, ilhas e praias fluviais
A parte da tarde ficou reservada para um passeio de barco no maior lago artificial da Europa e desfrutar de magníficas paisagens, das ilhas e praias fluviais, onde antes era planície e montado e forçou à trasladação da Aldeia da Luz, mas mais que alterar a paisagem, o destaque é o impacto que teve na economia, ao mitigar a falta de água na região, desenvolver a produção agrícola e aumentar a capacidade na produção elétrica.
Foi interessante ouvir os fatos históricos associados à planificação e construção desta obra de engenharia, mas ainda mais as estórias dos barqueiros, que fazem que cada passeio seja único.


















