Em março, disponibilizámos dois novos horários para as Aulas de Viola. Assistimos a uma dessas Aulas, na nossa Sede e conversámos com o Prof. José M. Silva (JMS) e alguns alunos — a Manuela, o Eduardo e o João.
Entrevista e fotos de João Vicente, na Sede do Clube EDP Lisboa. Publicada originalmente no Boletim Informação nº 81 de setembro 2024
Aulas de Viola 2024—2025
Inscrições abertas!
Prof. José M. Silva (JMS), fale-nos um pouco sobre si e sobre o seu percurso no Clube?
JMS: Sou músico profissional, trabalho com uma série de gente. Há uns anos fui convidado para vir aqui para o Clube. Estive em alguns espaços da empresa e do Clube. Na R. Dom Luis, na Av. 24 de Julho, na Av. José Malhoa, Edifício REN, na Av. EUA, na Av. Defensores de Chaves, na Sede anterior e agora neste novo espaço [na mesma Avenida]. A fase da pandemia, trouxe algumas alterações, com o teletrabalho. [Referindo-se aos alunos presentes na aula] Aqui o Eduardo é um exemplo disso, a Manuela já não está [encontra-se reformada] … nessa altura fizémos aulas por zoom. O João é marido de uma funcionária da EDP em Lisboa.
Como são as aulas de viola? Método de aprendizagem, objetivos…
JMS: Usamos o método das tablaturas e depois trabalhamos os acompanhamentos. Usamos as cifras em vez das pautas, é uma forma de conseguirmos tocar todos, é uma linguagem universal. Tocamos temas, uns mais antigos, outros mais recentes.
Como se adaptam os programas aos alunos que podem ser tão diferentes? Idade, nível de conhecimento do instrumento, expectativas e objetivos de aprendizagem.
JMS: Sim, os níveis dos alunos são diferentes. Não há um programa com objetivos. Os alunos começam por aprender o básico, são livres para trabalharem quando podem e quando querem, cada um ao seu ritmo. Já tivémos possibilidade de fazer alguns concertos — tocámos no Museu da Eletricidade.
Há pré-requisitos? Experiência, conhecimentos musicais?
JMS: Não há.
Na sua opinião, quais são os principais benefícios destas aulas?
JMS: A aprendizagem da música traz benefícios, apetência para outras aprendizagens, por exemplo, no caso das crianças, na escola. Destacaria o relaxamento, o gozo, o prazer, que se tem por tocar ou cantar.
Manuela: É uma maneira muito agradável de passar o tempo. Preenche-me completamente. Quando estou a tocar, ou cantar não penso em mais nada, seja o que for, as preocupações do dia a dia… naquele momento desligo. É o meu momento.
JMS: A Manuela está entretanto com aulas de piano e de canto. Isto vai-se tomando gosto… Manuela: É isso, sem dúvida. João: Tenho 3 filhos, bastante com que me ocupar [risos]. Trabalho muito ao computador — tocar ajuda a descontrair e estimula a criatividade. E há que dar o mérito ao professor, por estimular os alunos.
Manuela: Sim é verdade, tem sido professor extraordinário.
João: Tocamos muito à base de música portuguesa.
Manuela: As aulas dão-nos a motivação necessária para continuar e evoluir.
O que é que as pessoas procuram nestas aulas? Aprender o instrumento, por gosto musical, curiosidade, poder tocar com outros músicos?
JMS: É pelo prazer da música, sair das preocupações do dia a dia. No entanto, recordo uma turna de miúdos na REN — eles chegaram a criar um grupo
Manuela: Eu lembro-me de um concerto que fizeram na Av. Defensores de Chaves. Eles eram muito bons.
JMS: Sim, E nessa altura tinham um objetivo — queriam formar um grupo para gravarem e eu dizia “calma, talvez não a altura…” entretanto veio a pandemia…
Eduardo: Tem sido uma boa experiência, contrabalançar, a vida ativa na EDP, com a ocupação do tempo livre. Tenho uma viola, desde miúdo, oferecida pelo meu pai e um livro. Onde morava não havia aulas, havia uma Sociedades Filarmónica. A viola ia ficando lá no quarto — o gosto era mais do meu pai, do que meu, mas aquilo ficou-me cá na mente. Há uns anos resolvi inscrever-me nas aulas do Clube e tem sido uma experiência fabulosa. Entretanto passei o gosto pela música aos meus filhos, que já passaram pela experiência de aulas de música.
Entretanto, fazemos um intervalo na conversa, para tocar “Quero é Viver”, um original de António Variações.
JMS: João, você faz o solo. Então vá lá
Soam os primeiros acordes… seguidos das vozes que em coro, entoam:
Vou viver
Até quando eu não sei
Que me importa o que serei
Quero é viver
Amanhã, espero sempre um amanhã
E acredito que será
Mais um prazer…
A meio, o professor interrompe, para dar algumas orientações..
JMS: Sol de sétima. E agora em vez do Fá, substituímos pelo Ré menor. Assim… Pode fazer dó completo. E retomam…
A motivação e disciplina são factores que considera úteis para cada um alcançar objetivos?
JMS: As aulas são muito descontraídas, mas é necessário gosto pela prática.
Eduardo: Há o ditado: “Quem canta, seus males espanta”
Há pessoas que se queixam de não ter jeito, de a música não ser para todos: “É difícil”, “já não tenho idade”, “não tenho viola”. O que diria aos sócios e familiares do Clube EDP Lisboa, que gostando de música e com o sonho de saber tocar viola, hesitam, ou têm receio de falhar?
Alunos: todos viemos para aqui com poucos ou nenhuns conhecimentos de música
JMS: Há gente que diz “os meus dedos não conseguem chegar às cordas”, mas isso é um mito. Há pessoas que têm mais dificuldade, mas quem vem para aprender a tocar tem mais disponibilidade. A vontade é essencial.
Promovem por vezes apresentações onde vários alunos tocam juntos.
JMS: Sim. Fizemos várias apresentações. Eventos de voluntariado, inauguração de exposições. No âmbito do voluntariado fomos a Sesimbra, à festa da AREP…
A Entrevista foi realizada durante uma Aula de Viola, na Sede do Clube EDP Lisboa, com o Prof. José M. Silva (JMS) e alguns Alunos — a Manuela, o Eduardo e o João. Publicada originalmente no Boletim Informação nº 81 de setembro 2024.
O Clube agradece a colaboração e simpatia do Professor e Alunos!
Aulas de Viola 2024—2025
Inscrições abertas!
As Aulas de Viola, orientadas pelo Prof. José M. Silva, têm 5 turmas nas instalações do Clube EDP Lisboa, na Av. Defensores de Chaves, 52A e 2 turmas, no Edifício REN, na Av. Estados Unidos da América.
Locais e Horários
Sede do Clube EDP Lisboa, Avenida Defensores de Chaves, 52A
- Turma A: segundas, 12h30—13h30
- Turma B: segundas, 13h30—14h30
- Turma C: quartas, 12h30—13h30
- Turma D: quartas, 13h30—14h30
- Turma E: sextas, 12-13h
Edifício REN, Avenida Estados Unidos da América, 55
- Turma A: quintas, 12h30—13h30
- Turma B: quintas, 13h30—14h30
Aulas de viola
Entrevista realizada durante uma Aula de Viola, na Sede do Clube EDP Lisboa, com o Prof. José M. Silva (JMS) e alguns Alunos — a Manuela, o Eduardo e o João.
Sabe mais:


