Viagem aos Açores 8—17 set. Inscrições abertas!

Viagem aos Açores 8—17 set. Inscrições abertas!
Programa
Boletim de Inscrição

Foto: “Ilha das Flores” by p_valdivieso is licensed under CC BY-SA 3.0

Reservámos para o final do verão, uma bela viagem de 10 dias pelo arquipélago dos Açores. 
Inscrições abertas!

O nosso plano de viagem inclui 6 ilhas: Terceira, Faial, Pico, São Jorge, São Miguel e Flores.

Terceira, com belas paisagens, das planícies da Achada à Serra de Santa Bárbara.
Um city tour marca o início da nossa viagem: Jardim Duque da Terceira, visita à Sé Catedral e Palácio dos Capitães Generais, Câmara Municipal, Museu de Angra e Baía, Cais da Cidade.
O segundo dia na Terceira: Monte Brasil, Baia da Salga, Porto Martins, Praia da Vitória, Serra do Cume e São Sebastião. Caldeira Guilherme Moniz, Vulcão do Algar do Carvão com entrada incluída, Piscinas Vulcânicas dos Biscoitos, Mistérios Negros, Estrada das Doze Ribeiras, Cinco Ribeiras com prova de queijo e Porto de São Mateus. Depois regressamos a Angra do Heroísmo a sul e no dia seguinte, voamos para a Horta na Ilha do Faial.

Faial, localmente conhecida por Ilha Azul. 
Alguns destaques da nossa visita pelo Faial: Miradouro do Vale dos Flamengos, Caldeira, Vulcão dos Capelinhos com visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e Piscinas Naturais do Varadouro. Fazemos depois uma visita a pé pela cidade da Horta com passagem pelo Peter Café Sport, Marina, Antigo Colégio Jesuítas e Igreja Matriz. Concluímos o nosso passeio pelo Faial no cais da Horta e embarcamos com destino à ilha do Pico onde passamos a noite.

Pico e São Jorge. O Pico deve o seu nome a uma majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, a mais alta de Portugal, com 2 351mt de altitude. São Jorge é atravessada por uma cordilheira montanhosa que atinge a altitude máxima de 1 053mt. A grande particularidade desta ilha são as Fajãs, património natural e cultural, áreas de terreno com construções e culturas, anichadas nas falésias costeiras entre a linha da preia-mar e a cota dos 250mt de altitude. 
Viajamos de barco até à ilha de São Jorge. Miradouro das Velas e passamos na Ribeira do Nabo, Urzelina, visitamos a Torre da Igreja destruída pelo vulcão de 1808 e seguimos para a Calheta, onde visitamos o Museu de S. Jorge. Depois, Ribeira Seca, Parque Natural, e regressamos pela zona norte, com paragem no Miradouro da Fajã dos Cubres e seguimos para a Fajã do Ouvidor, Fábrica do Queijo com prova e Parque Natural das Sete fontes. Finalizamos o programa do dia no cais das Velas para viagem de barco de regresso ao Pico onde destacamos a Vila de São Roque e Lagoa do Capitão. Seguem-se, Vila das Lajes, Museu dos Baleeiros com entrada incluída, Casa de rendas e bordados tradicionais, Queijaria Artesanal com prova de queijo. Ao final do dia voamos com destino à Ilha de São Miguel e ficamos alojados em Ponta Delgada.

São Miguel, a maior das ilhas do arquipélago dos Açores. De natureza vulcânica, com relevo montanhoso, sobretudo no interior, dominado pelo pico da Vara. As 60 espécies endémicas de plantas, arbustos e árvores são um importante património natural da Ilha. O fundo de crateras de antigos vulcões extintos servem de leito a belas lagoas como a Lagoa das Sete Cidades, a Lagoa do Fogo, e a Lagoa das Furnas.
No primeiro dia em São Miguel o destaque vai para as Furnas e Lagoas: Lagoa do Fogo, Vila da Lagoa, Ribeira Grande, Fábrica do Chá Gorreana, Pico do Ferro e Furnas. Almoçamos num restaurante local e experimentamos o  famoso cozido das furnas. À tarde, o Parque Terra Nostra, com entrada incluída, Caldeira das Furnas e Vila Franca do Campo.
No segundo dia destacamos a Lagoa das Sete Cidades no topo da caldeira com o mesmo nome. Visitamos  uma Plantação de Ananases em estufa, com observação das várias fases de crescimento deste fruto e prova do seu delicioso licor, Pico do Carvão, Vista do Rei com vista sobre a Lagoa das Sete Cidades, Lagoa do Santiago, Freguesia das Sete Cidades e Mosteiros.
No final do dia voamos para à ilha das Flores.

Flores, uma das mais belas ilhas do arquipélago, cobrindo-se de milhares de hortênsias de cor azul, que dividem os campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas. Integra, com outras duas ilhas do arquipélago, Graciosa e Corvo, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.
Iniciamos a nossa visita às Flores pelo Miradouro dos Caimbros, Cedros e Ponta Delgada. Seguimos para o farol de Albernáz, podendo observar a Baía do Além e o Ilhéu do Monchique. De seguida, especial relevância para as Lagoas, Depois Fajã Grande, miradouro do Portal e Rocha dos Bordões. Concluimos o passeio nas Lajes, com visita ao Porto Oceânico, Igreja Nossa Senhora do Rosário.
No dia seguinte voamos de regresso a Lisboa, via Ponta Delgada

Programa completo e boletim de inscrição