Percurso circular de 10 km, com início na Igreja de Cheleiros, com passagem, entre outros, pela Aldeia da Mata Pequena, o Penedo de Lexim e Cascata de Mourão.
Passeio: domingo, 12 de maio
Inscrições até 30 abril
Imagem: Penedo de Lexim (foto de Vitor Oliveira https://flic.kr/p/2m25LpN)
O ponto de partida e chegada (percurso circular) será junto à Igreja de Cheleiros pelas 9,15h. Coordenadas GPS: 38.88 95 54 N e 9.32 71 50 W. A partida está marcada para as 9,30h. A caminhada irá ter uma distância aproximada de 10 kms e uma duração prevista de 3h30m. O itinerário irá levar-nos locais como a Aldeia da Mata Pequena, o Penedo de Lexim ou a Cascata de Mourão.
Encontro: 9h15
Inicio: 9h30
Duração: 3h30
Distância: 10 km
Dificuldade: Médio
Inscrição: 5 €


Alguns locais de passagem da nossa caminhada
Cheleiros
O foral mais antigo de Portugal foi concedido à pequena aldeia de Cheleiros, cujo nome deriva da ribeira que por ali passa e do facto de esse ter sido, em devido tempo, um sítio de celeiros. Volvidos tantos séculos, esta pitoresca aldeia, encavalitada como um presépio no concelho de Mafra, distingue-se, sobretudo, pelo seu interesse turístico. Dos prazeres da mesa – o pão e o vinho, os enchidos e os doces tradicionais – até aos passeios na natureza, passando pela visita ao património cultural edificado, há muito para fazer e descobrir numa aldeia que não será, afinal, tão pequena quanto isso.
https://www.aldeiasdeportugal.pt/aldeia/cheleiros/
Igreja Paroquial de Cheleiros
Igreja paroquial rural de primitiva construção gótica. Integra-se no conjunto de edifícios religiosos da denominada região saloia. Pelas suas pequenas dimensões, considera-a um dos exemplares típicos de igrejas paroquiais da segunda metade do reinado de D. Manuel I da região costeira.
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3045




Aldeia da Mata Pequena
Mata Pequena é uma pequena aldeia, notória pela sua arquitetura tradicional. Situa-se na encosta do Penedo do Lexim, perto de Cheleiros. Encontra-se separada da aldeia da Mata Grande pela ribeira homónima, um afluente do rio de Cheleiros.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Pequena
Penedo de Lexim
Antiga chaminé vulcânica do complexo vulcânico de Lisboa, o Penedo do Lexim apresenta uma monumentalidade natural, quase como um castelo de penedos. Junto à Ribeira de Cheleiros, constitui um dos mais significativos sítios arqueológicos do concelho de Mafra. Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1975. Ocupado em diversos períodos cronológicos desde o Neolítico até à época Romana. Há cerca de 5000 anos instalou-se um grupo de pastores e agricultores que deixaram significativos vestígios da sua ocupação: artefactos do quotidiano, áreas habitacionais e estruturas defensivas. Rodeado de penedos foi fortificado com muralhas, constituindo-se como um exemplo das primeiras arquiteturas defensivas que surgem no 3º milénio a.C. em toda a Península Ibérica.
https://www.cm-mafra.pt/pages/1090
Cascata de Mourão (ou Anços)
Situa-se entre as aldeias de Maceira e de Anços. O percurso pedestre brinda o visitante com bonitas paisagens e com uma vegetação luxuriante uma vez lá, é desfrutar a beleza da cascata. Um local idílico para admirar e escutar a Natureza.
https://visitsintra.travel/pt/visitar/miradouros-e-cascatas/cascata-de-ancos