Inscrições até quarta, 12 de fevereiro
Numa área de 833 hectares, encontramos uma floresta única, com grande diversidade de habitats, onde se podem observar em liberdade diferentes espécies. (fonte: https://tapadademafra.pt/)
Sobre o nosso Passeio
Percurso muito rico, que passa por zonas com características distintas: floresta mista, pinhal, zonas de matos e pastagens.
Possibilita a observação dos animais mais emblemáticos da Tapada: veados, gamos e javalis, além de passar por zonas altas, com bonitas paisagens.
O Luís Santos, que será o nosso guia, teve a sorte de ver dois veados durante o percurso de preparação da nossa caminhada!
Informações úteis
Encontro e Início
Encontro às 9h45, na entrada da Tapada, para registo de entradas na receção. Início do Percurso às 10h
Coordenadas GPS
38,964413 N 9,302643 W
Distância e Duração
8,5 Km, aprox. 3h
Dificuldade
Moderado
Inscrição
8€
Os participantes nesta iniciativa, deverão comparecer às 9h45, na entrada da Tapada de Mafra, para registo de entradas na Receção.
A Tapada de Mafra — história, flora e fauna
A Tapada de Mafra, juntamente com o Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco, são, desde 2019, Património Mundial da UNESCO.
Foi criada em 1747, no reinado de D. João V na sequência da construção do Palácio Nacional de Mafra, como zona de lazer real vocacionada para a caça e entretenimento da família real e da nobreza.
A diversidade florestal é de grande riqueza.
Observamos uma grande variedade de árvores — pinheiro-manso, pinheiro-bravo, sobreiro, carvalho lusitano, zambujeiro, choupo, plátano, salgueiro, freixo e arbustos – urze, murta-comum, aroeira, pilriteiro, carrasco, feto.
A fauna da área inclui o gamo, veado-vermelho e javali. E outros mamíferos . raposa, doninha e a gineta. Aves de rapina – bufo-real, águia de bonelli, açor, peneireiro-vulgar e outras – gaio comum, perdiz, tentilhão e rouxinol. Habitam também a área, diversos anfíbios – salamandra, tritão verde, rela e pequenos répteis.
Fonte: Texto adaptado do artigo Wikipedia