Passeio Pedestre, Tapada de Mafra, 16 fevereiro

Passeio Pedestre, Tapada de Mafra, 16 fevereiro

Inscrições até quarta, 12 de fevereiro

Numa área de 833 hectares, encontramos uma floresta única, com grande diversidade de habitats, onde se podem observar em liberdade diferentes espécies. (fonte: https://tapadademafra.pt/)

Boletim de Inscrição (PDF)
Cartaz

Sobre o nosso Passeio

Percurso muito rico, que passa por zonas com características distintas: floresta mista, pinhal, zonas de matos e pastagens.

Possibilita a observação dos animais mais emblemáticos da Tapada: veados, gamos e javalis, além de passar por zonas altas, com bonitas paisagens.

O Luís Santos, que será o nosso guia, teve a sorte de ver dois veados durante o percurso de preparação da nossa caminhada!

Informações úteis

Encontro e Início
Encontro às 9h45, na entrada da Tapada, para registo de entradas na receção. Início do Percurso às 10h

Coordenadas GPS
38,964413 N 9,302643 W

Distância e Duração 
8,5 Km, aprox. 3h 

Dificuldade
Moderado

Inscrição
8€

Os participantes nesta iniciativa, deverão comparecer às 9h45, na entrada da Tapada de Mafra, para registo de entradas na Receção.

A Tapada de Mafra — história, flora e fauna

A Tapada de Mafra, juntamente com o Real Edifício de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco, são, desde 2019, Património Mundial da UNESCO.

Foi criada em 1747, no reinado de D. João V na sequência da construção do Palácio Nacional de Mafra, como zona de lazer real vocacionada para a caça e entretenimento da família real e da nobreza.

A diversidade florestal é de grande riqueza.

Observamos uma grande variedade de árvores — pinheiro-manso, pinheiro-bravo, sobreiro, carvalho lusitano, zambujeiro, choupo, plátano, salgueiro, freixo e arbustos – urze, murta-comum, aroeira, pilriteiro, carrasco, feto.

A fauna da área inclui o gamo, veado-vermelho e javali. E outros mamíferos . raposa, doninha e a gineta. Aves de rapina – bufo-real, águia de bonelli, açor, peneireiro-vulgar e outras – gaio comum, perdiz, tentilhão e rouxinol. Habitam também a área, diversos anfíbios – salamandra, tritão verde, rela e pequenos répteis.

Fonte: Texto adaptado do artigo Wikipedia

Passeio Pedestre, Tapada de Mafra, 16 fevereiro 2025
Inscrições até quinta, 12 de fevereiro 

Página dos Passeios e Viagens