O Espaço Arte Aníbal Afonso retoma atividade, nas novas instalações do Clube EDP Lisboa.
Outras Formas Pictóricas, reunem uma seleção de trabalhos dos Alunos do Curso de Pintura 2020-2021 e estão em exposição neste Espaço de 13 de dezembro a 31 de janeiro de 2022.
São peças em acrílico sobre tela, de vários formatos, da autoria de Ana Mendonça, Ana Paula Cacais, Carlos Vaz, Lúcia Marzagão, Maria Conceição Gonçalves, Maria José Ferreira, Maria Manuela Vale, Maria Manuela Vale, Maria Odina Neves, Maria Teresa Neves e Vítor Costa.
Sobre a mostra, podemos ler este texto, da autoria do Prof. José Fernando, na apresentação da exposição:
Até ao realismo, as linhas, as cores e as matérias adaptavam-se à procura da semelhança, eram um utensílio dócil que o pintor manejava. Agora, o pintor procura a beleza, a expressão e a verdade dessas matérias e desses utensílios.
Com o sucessivo abandono das convenções, e a utilização de novos materiais e a redescoberta de técnicas e instrumentos, permitiram aos expressionistas alterar as formas de acordo com as suas «emoções», aos Fauves a busca da «Cor pura», aos Cubistas a «A Forma Plástica», e Kandinsky com a sua convicção de que a pintura poderia «viver sem o objeto», concentrou-se no estudo dos seus vocabulários e escritas particulares, ricos em significados e qualidades expressivas semelhantes à linguagem da música.
Na atividade artística plástica o processo criativo é um fenómeno complexo, que conta em primeiro lugar com o indivíduo criador, de espírito predisposto e aberto à experiência estética e à criação. Um ser apto e disponível aos níveis inconscientes da experiência plástica.
No início do ano letivo 2021/2022 foi proposto aos alunos o seguinte exercício:
Com base da técnica da fita de papel colante, conseguir espaços paralelos ou outros com aplicação de cor. Estas tiras obtidas podem ter larguras diferentes, e comprimentos diferentes, o espaço obtido entre elas podem ter diversas dimensões. Os seus contornos podem ser regulares ou irregulares, assim como a mancha de cor contidas nos seus interiores. O movimento dessas tiras pode ser horizontal, vertical, obliquo ou todos. Existe uma multiplicidade de variáveis nas soluções plásticas. Depende da sensibilidade estética de cada aluno o arranjo conseguido.
Prof. José Fernando, dezembro 2021
Outras Formas Pictóricas Trabalhos dos Alunos do Curso de Pintura 2020-2021 (pdf)